Meu filho tem 9 anos e não consegue dormir cedo. Às vezes, ele vai dormir às 3 horas da manhã. Estou ficando preocupada.

Sobre: Distúrbios do Início e da Manutenção do Sono

Meu filho tem 9 anos e não consegue dormir cedo. Às vezes, ele vai dormir às 3 horas da manhã. Estou ficando preocupada. - 02/04/2015

É importante você prestar atenção a alguns aspectos:

- Horário que ele está acordando pela manhã (se acorda tarde, não terá sono cedo).

- Rotina dele antes de dormir (é recomendável diminuir estímulos como TV, videogames, músicas agitadas, internet, etc.).

- Alimentação noturna (alguns alimentos estimulam a criança como chocolate, café, etc.).

Agende uma consulta com um pediatra e peça maiores esclarecimentos sobre o sono do seu filho e o que você pode fazer para ajudá-lo.

- 11/06/2015
Obrigado
88
0 especialistas concordaram
Equipe médica Centralx
288
20
793

Existem duas causas importantes para que crianças durmam mais tarde do que deveriam: uma delas é a insônia, que é um quadro no qual a pessoa dorme menos do que necessita e, no dia seguinte, se sente cansada e sem energia. A insônia costuma melhorar com algumas mudanças de hábito: praticar esportes várias vezes por semana, principalmente os aeróbicos como natação, corrida, bicicleta. Estes esportes devem ser praticados durante o dia, pois se forem praticados no final da tarde ou à noite, podem deixar a criança agitada e piorar a insônia. Outra causa importante é o deslocamento do ciclo sono-vigília: as pessoas, em geral, costumam ficar ativas de dia e dormir, à noite. Se a criança, por algum motivo, for dormir tarde, ela frequentemente terá sono, de manhã. Se for permitido que ela durma, de manhã ou tire cochilos, durante o dia, este ritmo se pode perpetuar: ela não vai ter sono, na próxima noite e, novamente, vai querer dormir de manhã. Antes de ir para a cama, um lanche leve ou um copo de leite morno podem ser úteis para favorecer o sono. A criança deve ter um quarto escuro ou com pouca luz e silencioso. Antes de dormir, pode-se ler para ela uma história, se ela gostar. Pode, também, assistir à TV, contanto que seja por tempo limitado e pré-determinado e que seja algum programa ou filme tranquilo. Pode escutar um pouco de música, bem tranquila, também. Se ela tiver insônia e você tiver tempo e paciência, também pode fazer carinho ou massagem, até que ela adormeça. É importante que, no dia seguinte, ela acorde cedo e faça suas atividades diárias, normalmente. Crianças com dificuldades de dormir devem evitar café, chá preto, chá mate, coca-cola e outras colas e guaraná em pó. Elas contêm cafeína e pioram o sono. Situações estressantes e problemas na família, com os amiguinhos ou na escola também podem afetar o sono da criança. Finalmente, se medidas simples não melhorarem o sono, vale a pena consultar um psiquiatra com experiência em crianças, seja para orientar, seja para verificar outras causas de insônia, tais como depressão e ansiedade, que ocorrem, também, em crianças.

- 12/07/2015
Obrigado
1
0 especialistas concordaram
Ivan Mario Braun
Psicoterapia
Psiquiatria
298
18
749

Precisa ver se é um caso de insônia, algum transtorno mental ou questão de hábito. Procure ajuda de um psiquiatra infantil para auxiliar nesta avaliação.

- 14/11/2015
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Marcelo Marui Biondo
Psiquiatria
Psiquiatria da Infância e Adolescência
506
18
52

Tem alguma dúvida sobre Distúrbios do Início e da Manutenção do Sono?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização