Hiperidrose - Perguntas respondidas
-
Há uma cirurgia que pode ser realizada por vídeo cirurgia visando a retirada de gânglios nervosos parassimpáticos e que ficam próximos à coluna vertebral. Entretanto, pode haver a troca de locais da sudorese. Exemplo: resolve a axila e pés e passa para as costas. É normalmente realizada por cirurgião torácico.
-
Ele vai ter que fazer exames para esclarecimento dessa lesão. Os exames dependem da localização da massa. Quem faz essa avaliação é geralmente o pneumologista ou o oncologista. Esses exames vão nos dar a extensão da doença: se for localizada e as condições clínicas do paciente forem boas, ele seria um paciente cirúrgico. Se o paciente não tiver condições clínicas ideais ou se a doença estiver mais avançada, seria caso para outros tratamentos. Uma coisa importante para se ter em mente é que o caso requer imediata atenção.
-
É possível fazer a colagem da pleura (procedimento chamado pleurodese), mas esse tratamento depende muito do diagnóstico do derrame, ou seja, da definição da sua causa. Várias doenças podem causar derrame pleural e algumas delas, quando tratadas adequadamente, podem fazer desaparecer o derrame. Outras são mais difíceis de tratar e nessas, especificamente, a colagem da pleura é uma opção.
-
Com relação à simpatectomia é com neurocirurgião e/ou cirurgião torácico. O uso de botox é sem dúvida menos agressivo.
-
Seu caso não parece ser para toxina botulínica. Essa droga tem efeito local e você teria que fazer aplicação em todo o corpo para ter efeito desejado, o que não é possível. A cirurgia também resolve hiperidrose localizada (palmar, axilar ou crânio facial), não resolvendo sudorese profusa e em todo o corpo. Existem drogas que diminuem a sudorese e devem ser tomadas sob controle médico, devido aos efeitos colaterais. A hiperidrose crânio facial pode melhorar eventualmente com a secção alta do simpático.