Hipotireoidismo - Perguntas respondidas
-
As aftas orais, ou estomatites, não tem causa conhecida e algumas pessoas tem isso de forma recorrente ao longo da vida, umas curam e outras começam. O tratamento é somente paliativo, mais eficaz são medicamentos a base de anestésicos para alívio da dor e existem pomadas orais que podem ser usadas. Contudo, se você tem uma afta (úlcera ou ferida) na boca que nunca fecha, sendo permanente, deve procurar um cirurgião buco-maxilo ou cirurgião de cabeça e pescoço para biopsiar, pois pode ser câncer.
-
Normalmente hipotireoidismo não tem cura e o tratamento é com Levotiroxina (hormônio tireoidiano T4).
Drª. Andreza Vital BarrettoEndocrinologia e MetabologiaSolicitar agenda
-
Além da dosagem hormonal, que por vezes o resultado demora a chegar às nossas mãos para avaliação, é necessário analisar os sinais e sintomas que se apresentam. Se a pessoa não está com sintomatologia, se está "se sentindo bem", a clínica sempre vai ser soberana e os exames só seriam para um acompanhamento. Caso haja algum sintoma relevante, aí sim, com alterações das dosagens hormonais acompanhados do quadro clínico apresentado, deve ser feita avaliação da dosagem hormonal. Porém, devem também ser avaliados outros fatores externos, ou seja, estresse familiar, no trabalho, alimentação etc.
No seu caso, se não está tendo queixas, quanto a cabelos, pele, ganho/perda de peso etc., mantém-se a dose da medicação, pois há ainda sinais de mal funcionamento da tireoide, porém não são taxas absurdamente alteradas. Deve-se avaliar o todo: o que você sente ou apresenta, em conjunto com os exames.
Por outro lado, seria interessante ser avaliada a dosagem de Anti-TPO, para uma melhor avaliação da glândula.
-
Claro que há! Basicamente trata-se de erro metabólico que geralmente leva ao ganho de peso e queda no rendimento orgânico geral. A Ortomolecular e Nutrologia podem lhe atender bem.
-
Boa tarde.
Existe sim tratamento. Mas vai depender da causa do aumento de cortisol. Tem que investigar direitinho. Já passou com o endocrinologista?