Cardiologia - Perguntas respondidas
-
Apresentar dor no peito é sempre preocupante, devendo merecer imediata busca por ajuda médica. Caso a dor tenha característica de aperto no peito, localizado, ou se irradiando para o pescoço e ombro, certamente o quadro é de angina, mas, se for prolongado e associado com suores e falta de ar, provavelmente infarto, é a questão, sobretudo, se perdura por mais de 20 minutos. Tempo é fundamental para obtenção de sucesso no tratamento, assim acione o SAMU, ou vá para uma emergência hospitalar. Um bom clínico pode lhe orientar, na investigação, caso o sintoma seja isolado e sem outros sinais de gravidade.
-
O controle pressórico rigoroso requer geralmente uso de vários fármacos. Seu médico saberá analisar seu caso e indicar o melhor caminho. Não se automedique.
-
Esses achados são comuns em exames normais, principalmente em pessoas mais velhas pelo processo natural de envelhecimento. Se isolados e leves/discretos, não costumam causar sintomas ou progredir para doenças mais graves. De qualquer forma, consulte com seu médico de confiança para que ele possa definir se tem algum sinal de gravidade e fazer esse seguimento se for necessário.