Cirurgia da Mão - Perguntas respondidas
-
Este achado é de um laudo de ressonância magnética muito comum em quem tem luxação do ombro, episódio em que o ombro sai do lugar e necessita de redução na emergência.
Em toda luxação anterior existem graus variados de ruptura do lábio glenoidal anterior, fratura por impacção da região póstero-lateral da cabeça umeral e fratura do rebordo anterior da glenoide.
Se você é um paciente jovem e ativo e os episódios de luxação do ombro são repetitivos, existe sim a indicação de cirurgia.
Rafael Patrocínio - Cirurgia do ombro
-
Doença de Kienböck ou osteonecrose do semilunar é uma doença muito comum em trabalhadores braçais que utilizam o punho de forma repetitiva em movimentos de pronação e supinação ou após trauma no punho. A clínica é de dor e limitação importante nos movimentos do punho, havendo bloqueio articular.
Se não tratada de forma adequada, evolui para artrose dolorosa do punho. A cirurgia nos estágios avançados é a melhor opção para se livrar da dor, pois as outras formas de tratamento como fisioterapia são apenas paliativos e não impedem a progressão da doença.
-
O tratamento inicial da síndrome do túnel do carpo é conservador, com medicação e fisioterapia.
A dor com piora noturna é característica das neuropatias.
Na falta de resposta com o tratamento conservador e na presença de sintomas neurológicos está indicada a cirurgia, na qual o nervo é liberado, apresentando consequente melhora dos sintomas.
-
Uma avaliação com um cirurgião de mão é importante. Se a fratura está consolidada, não há necessidade de refazer a cirurgia.
 
No caso das fraturas de mão e punho, devido à imobilização prolongada, pode-se desenvolver uma distrofia simpático-reflexa, caracterizada por dor, aumento de volume, rigidez articular, atrofia de musculatura e alterações da coloração da pele.
 
Converse com o cirurgião que realizou a cirurgia para melhor individualização do seu tratamento.