Cirurgia do Aparelho Digestivo - Perguntas respondidas
-
Bom dia! Tomando por base apenas o IMC, vc não necessita de cirurgia bariátrica. Ajustar as medicações do Lúpus, e iniciar um programa de reeducação alimentar e atividade física deverão ser suficientes para auxiliar na perda de peso. Caso queira, em meu perfil tem os contatos do consultório. Podemos agendar uma consulta virtual para maiores esclarecimentos.
-
A indicação da cirurgia não leva em conta apenas o peso e as doenças associadas. É necessário avaliar também o tempo de tentativa de emagrecimento, avaliação psicológica, endocrinológica, entre outras. Assim, oriento a procurar um médico cirurgião para avaliar e indicar a cirurgia se necessário.
-
Procedimento realizado por endoscopia em que um aparelho de cautério é acoplado ao gás argônio. Faz uma cauterização interna da passagem do estômago para o intestino causando um estreitamento, reduzindo o volume de alimento ingerido. Mas é fundamental que faça um acompanhamento com nutricionista para orientar a dieta e atividade física regular para ganho de massa muscular de pelo menos 4x/semana, senão estará fadada ao insucesso como na sua cirurgia bariátrica.
-
A perda de peso antes da realização da cirurgia de redução de estomago (bariátrica) tem o objetivo de diminuir o risco de complicações perioperatórias. Perdendo peso o paciente apresenta melhora da pressão arterial, diminuição dos níveis de glicose e redução do tamanho do fígado, tudo isso traz benefícios durante a cirurgia e na recuperação. A perda de peso esperada é de 5% a 10% do peso, principalmente em pacientes com IMC maior que 50, onde esta perda de peso se torna mais importante. Em pacientes chamados super super obesos, com IMC maior que 60-65, esta perda de peso deve ser ainda maior e pode-se fazer uso do Balão intragástrico para auxiliar no emagrecimento pré-operatório. Toda esta preparação antes da cirurgia deve ser orientada e acompanhada por uma equipe multidisciplinar especializada em tratamento da obesidade.
-
A cirurgia bariátrica está indicada para pacientes com IMC acima de 35 com comorbidades ou acima de 40, mesmo sem doenças associadas. O IMC é calculado através do peso dividido pela altura ao quadrado. Portanto, apenas sabendo o seu peso, não há como saber se há indicação de cirurgia da obesidade.