Cirurgia Pediátrica - Perguntas respondidas
-
Bom dia.
Inicialmente, importante ressaltar que o exame clínico deve ser um ato insubstituível do ato médico. Assim, qualquer resposta deverá se basear, para ser exata, na consulta presencial.
Deve ser feito o diagnóstico diferencial de hemangioma, lesão benigna e que deve ser avaliada pelo atendimento presencial, o melhor modo de sanar as dúvidas de todos.
-
A hérnia inguinal é uma enfermidade que, uma vez diagnosticada, a cirurgia eletiva deve ser programada, sem esperar uma data futura. Dizemos: "cirurgia agendada ao diagnóstico", pois assim evitam-se possíveis complicações (como encarceramento do intestino) que a criança ficará exposta.
-
Bom dia.
Inicialmente, importante ressaltar que o exame clínico deve ser um ato insubstituível do ato médico. Assim, qualquer resposta deverá se basear, para ser exata, na consulta presencial.
Muitos fatores interferem na resposta a esta pergunta, desde a idade do paciente até a evolução da lesão.
A busca pelo atendimento presencial será o melhor modo de sanar as dúvidas de todos.
-
Toda hérnia inguinal na criança precisa de cirurgia. A cirurgia deve ser realizada assim que possível.
A hérnia inguinal é uma comunicação da barriga com a região do saquinho do bebê. Por essa comunicação pode passar um pedaço do intestino. Se o intestino fica preso no orifício da hérnia podem surgir complicações para o bebê. Essas complicações incluem encarceramento (quando está apenas preso e não consegue retornar a cavidade) ou estrangulamento (quando falta sangue para o intestino, mais grave).
Não é porque seu filho tem hérnia que ele terá alguma dessas complicações (a maioria não tem). Porém, sempre operamos a criança o mais rápido possível, para evitar que uma delas ocorra, ok?
Fique atenta aos sinais de complicação:
- presença abaulamento na virilha, endurecido, avermelhado e quente, que você não consegue colocar pra dentro da barriga novamente
- bebê muito irritado, chorando muito
- barriga inchada
- vômitos e parada de evacuações
Na presença desses sintomas procure um pronto-socorro imediatamente para ter certeza de que está tudo bem.