Cirurgia Torácica - Perguntas respondidas
-
Olá, tudo bem? Nos casos de pacientes que apresentam sudorese compensatória severa após a simpatectomia, buscamos alinhar todas as medidas que podem ajudar: controle do peso, hábitos de vida, alimentação, vestimentas, medicações comprimidos e medicações tópicas. Busque avaliação, presencial ou por telemedicina, de um cirurgião torácico para discutir as melhores opções para controlar a sua sudorese compensatória.
-
Sim, a cirurgia corrige o defeito do afundamento do tórax de forma efetiva, duradoura e definitiva. Casos muito leves em pacientes jovens podem tentar correção com aparelhos e sem cirurgia, embora os resultados não sejam tão satisfatórios. Uma avaliação com cirurgião torácico permitiria saber o grau do seu pectus excavatum, implicações do afundamento pro coração e pulmões e resultados esperados com a cirurgia.
-
Fratura de costela flutuante é geralmente sintomático (analgésicos e repouso relativo). Uma preocupação seria a existência de lesões de órgãos abdominais, cuja avaliação deve sempre ser feita precocemente nesses casos. Os pacientes com fraturas de costelas, principalmente os idosos necessitam de controle médico mais frequente e rigoroso.
-
Estenose traqueal geralmente é cirúrgica, mas em certos casos pode ser tratada com dilatações endoscópicas. A decisão sobre o melhor tratamento é feita pela avaliação da localização e da extensão da estenose. Isso é feito por broncoscopia. Procure o serviço de endoscopia respiratória do Hospital de Bonsucesso, que tem um grupo extremamente capaz de avaliar e tratar essas lesões.