Cirurgia Torácica - Perguntas respondidas
-
Primeiramente, você precisa que alguém avalie sua condição, ouça sua historia para decidir sobre o procedimento. De forma geral, pode-se puncionar o derrame para coletar material e fazer um estudo com a finalidade de definir a causa.
Caso haja indicação, pode ser necessário realizar uma cirurgia chamada de pleuroscopia para melhor estudo do derrame.
Trata-se de cirurgia minimamente invasiva que garante retorno precoce às atividades e alta.
-
Olá, tudo bem? O mesmo médico não, pois o tratamento envolve a especialidade de cirurgia torácica e cirurgia plástica, porém é possível após uma avaliação multiprofissional discutir sobre o tratamento combinado em mesmo tempo cirúrgico a depender do grau de cada condição e melhor técnica para correção do pectus. Agende uma avaliação com cirurgião torácico para orientações e indicação de um cirurgião ou cirurgiã plástica para avaliação da ginecomastia.
-
Usualmente essas bolhas se forem pequenas não causam sintomas. O simples fato de se ter uma bolha não significa que haja necessidade de cirurgia. Tudo depende do tamanho e de uma possível alteração (diminuição) da função pulmonar que pode ser causada pela bolha, se ela se expandir. Esse tipo de lesão pode, em um número pequeno de casos, causar pneumotórax se a bolha se romper e, aí sim, seria necessária uma intervenção. Procure um pneumologista para acompanhar a evolução do tamanho da bolha.