Endocrinologia e Metabologia - Perguntas respondidas
-
A neoplasia folicular corresponde à classe IV de Bethesda, sendo considerada uma lesão de risco intermediário, com risco de malignidade entre 15 e 30%. Tradicionalmente, costuma-se indicar a remoção cirúrgica nesses casos. Entretanto, existem outros exames complementares (como o perfil de expressão gênica da tireoide) que podem ajudar na indicação da cirurgia. Consulte um endocrinologista para avaliar a conduta mais indicada no seu caso.
-
Não. Se forem nódulos grandes, eventualmente, eles podem comprimir estruturas vizinhas e causar algum sintoma, tais como rouquidão, dor, dificuldade para engolir ou respirar. No caso de ardência na garganta, o profissional mais indicado para avaliar é o otorrinolaringologista. Em relação ao nódulo coloide (benigno), é indicado o acompanhamento com endocrinologista, no mínimo, uma vez por ano.
-
Olá.
Para diagnóstico de hipertireoidismo devem ter os exames de T4 livre, TSH e anticorpos antitireoidianos. -
Normalmente, os exames de TSH e T4 livre são suficientes para o diagnóstico de hipertireoidismo num paciente com sintomas compatíveis, mas também é recomendada a dosagem de T3. Deve-se investigar a causa do hipertireoidismo com a dosagem do TRAB (anticorpos antirreceptor de TSH), ultrassonografia ou cintilografia da tireoide. Antes de se iniciar uma droga antitireoidiana, recomenda-se, ainda, a realização de hemograma e transaminases (TGO e TGP). É importante sempre consultar um endocrinologista para condução adequada do caso.
-
Tudo bem?
A cirurgia é indicada no caso de Câncer da tireoide, isto deve ser feito por procedimento chamado PAAF, pode ser precedido de um USG com Doppler colorido.
Outra indicação é bócio volumoso que compromete a deglutição, respiração ou estética.
A reposição de levotiroxina (iodo) somente após cirurgia.
-
Que crescer normal quer dizer altura para a idade ou quer altura acima da media é possível tratar com HG e AAS.
Faça acompanhamento da curva de crescimento com pediatra.