Endocrinologia Pediátrica - Perguntas respondidas
-
Bom dia, obrigado pela pergunta. É muito difícil responder esta pergunta, pois a indicação para o uso de GH, depende de outros fatores mais além dos que a senhora citou: estimativa de altura que a paciente pode chegar através do canal familiar, velocidade de crescimento nos últimos anos, algum sinal clínico que possa sugerir que ela tenha deficiência ou não do hormônio de crescimento, o grau em que está a puberdade dela, exames laboratoriais que mostrem que ela tenha ou não deficiência do hormônio de crescimento, histórico familiar. Portanto, será importante iniciar ou manter um acompanhamento com endocrinologista pediátrico para ver se sua neta estará ou não apta a usar o GH.
-
Caso sua neta esteja dentro do padrão familiar, creio que poderemos definir como normal, mas se ela apresentava crescimento abaixo da velocidade normal para o estadiamento puberal, o hormônio poderia beneficiá-la. Quanto à idade cronológica e sua idade óssea, necessita ser reavaliada pois dependendo do estagio de maturação óssea, não teria indicação para esse tipo de tratamento.
-
Se ha muitos pelos destribuídos universalmente no corpo, é possivel que os pelos na genitália possam ser apenas como parte de sua característica e não necessariamente por alguma alteração hormonal. Outros sinais presentes poderiam sinalizar uma preocupação. Sendo assim, necessita de uma avalição mais precisa, inclusive para ver peso e crescimento e confirmar se há baixo ganho de peso.