Endocrinologia Pediátrica - Perguntas respondidas
-
Meninas com excesso de peso frequentemente tem a idade óssea avançada. Perder peso exige mudanças no estilo de vida. Se o atual estilo de vida, mesmo que "melhorado", ainda não está alcançando o objetivo, este estilo de vida atual deve ser revisto. Além disso, algumas alterações hormonais podem levar ao excesso de peso. Converse com o seu Endócrino Pediatra.
-
Do ponto de vista populacional (gráfico OMS 2007), ele tem altura normal, apesar de perto do limite mínimo. Mas depende de muitos fatores, como o ritmo anual de crescimento, altura dos pais e demais familiares, se tem alguma doença crônica, uso de medicamentos, etc. O mais adequado é discutir com o pediatra e buscar um especialista, caso a duvida persista.
-
Depende. Caso as demais características sexuais estejam desenvolvidas (mamas, pelos) e, se ela for saudável e tiver peso normal, pode-se esperar até os 16 anos. Caso o corpo seja "infantil", aí faz-se necessário uma investigação. Doenças crônicas com controle ruim, alguns medicamentos e desnutrição podem atrasar e até impedir a menstruação.


