Ginecologia e Obstetrícia - Perguntas respondidas
-
Olá!
Se no local dos pontos não tiver vermelho e febril e se o líquido que estiver saindo não tiver mau cheiro e nem aspecto de pus, pode ser somente seroma (secreção comum durante o processo de cicatrização). Observe qualquer alteração e não deixe de ir em sua consulta pós-operatória.
Boa recuperação.
-
A secreção amarela pode ser de seroma ou de infecção, higienize com soro fisiológico e mertiolate spray. Não resolvendo, procure o cirurgião.
-
Bom dia. Fazer curativo até melhorar. Se for purulento, procurar o médico que te operou.
-
No NIC II, existe várias possibilidades de tratamento. Isso irá depender da extensão e localização da lesão sempre guiada pela colposcopia e biópsia. Podem ser feitos: Cirurgia de alta frequência, conização ou utilizar métodos destrutivos como o Laser de Co2. Como qualquer lesão por HPV induzido, vai ser necessário seguimento para controle, pois mesmo que seja removida a lesão com margens livres na conização, as lesões podem voltar dependendo do estado imunológico da pessoa. Por isso, recomenda-se acompanhamento com citologia cervical e colposcopia após o procedimento proposto (a 3 ou 6 meses podendo variar de acordo com a necessidade médica).
-
Após a menopausa (término das menstruações) a camada que descama todo mês, chamada endométrio, não deve ultrapassar a espessura de 4 mm em mulheres que não fazem reposição hormonal e 8 mm nas que fazem. Se apresentar espessura maior, deve-se complementar o diagnóstico com curetagem ou histeroscopia sendo a histeroscopia o melhor método.