Hematologia e Hemoterapia - Perguntas respondidas
-
A trombocitose primária é uma doença da medula óssea caracterizada por produção excessiva de plaquetas. A produção de plaquetas torna-se autônoma, fugindo aos mecanismos fisiológicos que regulam o processo.
Trombocitose secundária é o aumento das plaquetas causado por causas externas à medula óssea, como a inflamação sistêmica, infecções, neoplasias, deficiência de ferro, retirada do baço, uso de medicamentos estimulantes da produção de plaquetas (ex: eltrombopague olamina) ou outros.
-
Essa observação é muito comum, e os técnicos responsáveis pela coleta de sangue em laboratórios parecem se comprazer em dizer bobagens como "seu sangue está muito grosso" ou "seu sangue coagulou muito rápido", causando ansiedade nos pacientes. A reação normal do sangue, quando retirado de dentro da circulação, é mesmo a de coagular.
-
Procure um Hematologista qualificado para que ele possa avaliar se o padrão dos sangramentos é compatível com tal suspeita. O diagnóstico de DvW requer exames específicos (fator VIII, fator de vW, cofator da ristocetina) e, às vezes, esses exames precisam ser repetidos mais de uma vez para a confirmação do diagnóstico. Se for possível, procure especificamente por um Hematologista que tenha experiência com doenças hemorrágicas.