Hepatologia - Perguntas respondidas
-
Boa tarde, para diferenciação de lesões pequenas são necessários dois exames de imagem e exames de sangue. Necessitará de acompanhamento com hepatologista; mas não se preocupe demais, lesões hipocaptantes costumam ser benignas. Procure um especialista para tirar sua dúvida. Boa sorte!
-
Parece ser uma lesão BENIGNA. Lesões malignas costumam ser maiores e HIPERcaptantes. Porém, nódulos menores que 2,0cm são lesões difíceis de serem caracterizadas, por isso, você tem que manter o acompanhamento com hepatologista, que provavelmente orientará repetir o exame após prazo determinado (geralmente 6-12 meses). Outros fatores que aumentam o risco de lesão maligna também devem ser avaliados - presença de obesidade, hepatites virais, alcoolismo, tabagismo e outras doenças hepáticas associadas.
-
Infelizmente não existe remédio muito bom para esteatose. Procure um hepatologista para te orientar em relação a possíveis fatores causais e consequências da doença e será orientado quanto a possibilidade de um tratamento. Abraços cordiais.
-
O tratamento da esteatose hepática não é necessariamente medicamentoso, quando há indicação geralmente é complementar a mudanças do estilo de vida, exercícios físicos e dieta. Porém, algumas doenças podem causar esteatose e será necessário tratá-las também. Procure um hepatologista para seu diagnóstico. Boa sorte!
-
Não existe tratamento medicamentoso específico para esteatose hepática, mas alguns medicamentos podem ser usados de forma "off label" de acordo com o estágio da doença que o paciente se encontra. Porém, o principal tratamento consiste em mudanças no estilo de vida e perda de peso, incluindo alimentação saudável e atividade física. Marque consulta com o hepatologista para uma avaliação adequada.
-
Não é comum patologias do fígado causarem dor, exceto em casos de hepatite aguda (sintomas agudos e geralmente associados a febre) ou lesões tumorais hepáticas já em estágio avançado. Se a dor for intensa e intermitente, tem que descartar colelitíase ("pedra na vesícula"), ou se a dor for leve e frequente pode estar associada à esteatose hepática ("gordura no fígado). Nessa região também localiza-se a flexura hepática do cólon (intestino grosso), onde frequentemente ocorre acúmulo de gases gerando dor no local; este acúmulo de gases pode ser secundário a intolerâncias alimentares, doenças funcionais, diverticulose, entre outros. Ou seja, existem inúmeras possibilidades, o ideal é consultar com um especialista que irá fazer uma melhor avaliação da dor e solicitar os exames pertinentes.
-
Existem muitas causas para dor nesta região, desde "gases" (por distensão das alças intestinais), inflamação nos feixes nervosos abaixo das costelas (costocondrite) até doença da vesícula. Procure um gastroenterologista para o diagnóstico diferencial do que você sente. Espero ter ajudado!
-
Distúrbios do metabolismo da bilirrubina, o pigmento que colore a bile de amarelo, normalmente estão relacionados a doenças do fígado e vias biliares, como a hepatite aguda, hepatite crônica (seja por vírus, álcool ou outras causas), cirrose, só para citar alguns. Procure um Hepatologista para seu diagnóstico diferencial. Espero ter ajudado!