Doutor Responde
Login

Infectologia - Perguntas respondidas

Minha mãe tem 72 anos de idade e frequenta semanalmente seu sítio no interior de São Paulo - Joanópolis. É aconselhável tomar a vacina contra a febre amarela?
Toxoplasmose, infecção urinária e candidíase podem ser tratadas por um infectologista?
  • Sim, são doenças infecciosas.

    0
    Drª. Diana Galvão Ventura
    Drª. Diana Galvão Ventura
    Infectologia
    Infectologia Hospitalar
    Rio de Janeiro / RJ
    Solicitar agenda
Tenho 75 anos. Tenho há anos sintomas que podem ser da Síndrome de Guillain Barre. Moro próximo de matas nativas em que macacos foram encontrados mortos. Posso e devo tomar a vacina contra a febre amarela?
  • Boa Tarde.
    Esta vacina é mais complicada acima de 60 anos. Mas se você mora em área de risco, procure seu médico. Deve-se pesar o risco versus benefício em pessoas que moram em áreas de risco.

    0
    Drª. Cydia Alves Pereira de Souza
    Drª. Cydia Alves Pereira de Souza
    Infectologia
    Rio de Janeiro / RJ
    Marcar consulta
Meu filho teve Herpes na região do tórax. Foi medicado por 7 dias. Será que já pode ser considerado curado?
  • Olá!! Os vírus herpes simples (causador dos quadros de herpes labial e genital) e varicela (causador do Herpes-Zoster) geralmente ficam incubados em gânglios nervosos pelo resto da vida após a 1ª infecção, podendo ser reativados em outras ocasiões. Portanto, não há exatamente uma cura, mas sim a remissão da doença.

    Att.

    0
    Drª. Diana Galvão Ventura
    Drª. Diana Galvão Ventura
    Infectologia
    Infectologia Hospitalar
    Rio de Janeiro / RJ
    Solicitar agenda
Bom dia, o líquido pré-ejaculatório pode transmitir o HIV? Se caso o mesmo encoste no órgão genital masculino, ocorre a transmissão?
  • Sim. O líquido pré-ejaculatório ou ejaculado de uma pessoa com HIV pode transmitir o vírus. A pessoa que entrou em contato com o líquido deve procurar um serviço de infectologia o mais rápido possível, se possível em menos de 72 horas, para que seja avaliado o risco e, se necessário, realizar a profilaxia para evitar a transmissão do HIV.

    0
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.