Mastologia - Perguntas respondidas
-
Boa tarde, sugiro inicialmente marcar uma consulta com cirurgião plástico ou mastologista para avaliação, pois o que você está referindo não é normal.
-
Olá! É muito importante que seu filho seja examinado para confirmar o diagnóstico. O mais provável é que se trate de ginecomastia (desenvolvimento de tecido mamário em paciente do sexo masculino), e geralmente, nesta idade, não tem uma causa específica e não costuma necessitar de tratamento, muito embora alguns exames devem ser realizados a fim de excluir outras causas, menos frequentes, mas que demandariam tratamento.
-
Bom dia. Variações de 2mm entre exames são gerados por aparelhos diferentes e examinadores diferentes. Recomendaria ter uma segunda opinião, repetir ultrassom com examinador anterior e confirmar crescimento. Confirmado, realize um exame chamado core-biopsy por ultrassom para diagnóstico exato. Nódulos até 12mm podem regredir e desaparecer com o tempo, portanto vale a pena o acompanhamento de nódulos benignos e no momento cirurgia é realizada apenas em casos positivos para malignidade pelo core-biopsy.
-
Um ótimo dia para você. Tenho formação em oncoplastia e nosso serviço é referência em atendimento de casos como o seu. Nossa orientação é pelo estudo genético (mãe caso positivo + segundo caso 2º grau). O teste é feito de sua saliva, chama mamafast 7, estudando todos os genes relacionados. Se positivo, é oferecido uma técnica de mastectomia com substituição imediata por implante, procedimento com cobertura por seu convênio. Se negativo, é recomendável apenas seguimento normal, significa ausência de enfermidade genética.