Doutor Responde
Login

Mastologia - Perguntas respondidas

FIZ UMA ULTRASSOM DA MAMA E DEU UM NÓDULO (BIRADS 3), MAS O GINECOLOGISTA FALOU QUE EU NÃO PRECISAVA FAZER MAIS NADA, ERA SÓ AGUARDAR 06 MESES PARA FAZER OUTRO EXAME. AGORA ESTOU SENTINDO COMO SE ESTIVESSE DESCENDO LEITE, MAS NÃO SAI NENHUM LÍQUIDO.
  • Nessa caso, como apresenta sintomas é melhor procurar o médico, independente do resultado do exame anterior.

    0
    Dr. Roberto Giordano
    Dr. Roberto Giordano
    Mastologia
    Jundiaí / SP
    Solicitar agenda
Oi, fiz uma ultrassonografia mamária e tem um cisto na mama esquerda. Não tenho histórico na família a esse respeito. Por que nasceu isso? É devido ao anticoncepcional?
  • Cistos mamários são muito comuns e geralmente associados aos seus hormônios. Normalmente não causam sintomas. Não há tratamento específico para cistos, apenas seu esvaziamento quando volumosos e provocam dor. Ok?

    0
    Dr. Roberto Giordano
    Dr. Roberto Giordano
    Mastologia
    Jundiaí / SP
    Solicitar agenda
Olá, boa tarde. Gostaria de saber se é correto um médico apenas fazer punção nos cistos das mamas e coletar o líquido sem pedir um exame mais específico, como tomografia ou ressonância, apenas uma ultrassonografia simples. Obrigada.
  • Se for cisto mesmo, está correto! Pode-se até nem fazer as punções... apenas observar!

    0
    Dr. Roberto Giordano
    Dr. Roberto Giordano
    Mastologia
    Jundiaí / SP
    Solicitar agenda
Estou preocupada. Retirei um nódulo sólido da mama esquerda, faz 1 ano e meio. Fiz biópsia era benigno, fibrose cística. Fiz revisões desde então, só que quando aperto o mamilo sai um líquido marrom escuro, estou com muito medo...
  • Este quadro é conhecido tecnicamente como descarga papilar ou mamilar. A principal característica de que uma descarga papilar necessita investigação é o fato de ela ser espontânea (ocorre sem expressão do mamilo), unilateral e persistente por algumas semanas. As descargas de aspecto cristalino como água ou hemorrágicas são as de maior suspeição para malignidade, porém a maioria dos quadros de descarga papilar está relacionada com condições benignas das mamas. Um fator muito importante a considerar nas descargas espontâneas é a idade da paciente. A associação da descarga com diagnóstico de malignidade ocorre em torno de 3% em pacientes com menos de 40 anos, em 10% dos casos entre 40 e 60 anos e mais de 30% dos casos com idade superior a 60 anos. É fundamental a realização de exames de imagem da mama antes de qualquer abordagem para a descarga papilar. Um profissional especializado na área de mastologia saberá conduzir adequadamente a situação.

    0
    Dr. Rodrigo Motta de Carvalho
    Dr. Rodrigo Motta de Carvalho
    Mastologia
    Cancerologia/cancerologia Cirúrgica
    Rio de Janeiro / RJ
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.