Nefrologia Pediátrica - Perguntas respondidas
-
A presença de edema (inchaço) e urina espumando podem ser sinais de uma doença renal em vigência. Porém, apenas essas informações não são suficientes para te dar um diagnóstico. Minha recomendação é que você procure um nefropediatra ou um pediatra de sua confiança, para avaliar o seu filho.
-
Ela precisa ser avaliada por um médico para determinar se ela está ou não com infecção urinária. A cultura é o método de escolha para o diagnóstico da infecção urinária, porém ela pode ser positiva em pacientes sem infecção (coleta inadequada, pacientes portadores de bacteriúria assintomáticas, etc).
-
A presença de alguns tipos de cristais na urina é bem comum e, não necessariamente, significa alguma anormalidade.
A presença de sangue - fora do limite considerado como normal - em pequenas quantidades, também é um achado bem comum e, muitas vezes, sem uma causa identificável, desaparecendo com o tempo.
A presença ou não de um cálculo, também deve ser melhor avaliada, tentando-se confirmar ou afastar tal possibilidade. O exame com mais acurácia é a tomografia, mas a quantidade de radiação nem sempre justifica seu emprego.
Então, sugiro que procure um profissional para acompanhar melhor sua filha.
-
O refluxo vesicoureteral (RVU) naturalmente tende a regredir com o tempo. Porém, a associação com cicatrizes renais, distúrbio da bexiga e outras anormalidades, precisa ser sempre bem avaliado.
Assim, apenas o seu médico pode lhe prestar melhores informações.
Porém, ressalto, o RVU pode estar presente mesmo em pessoas com ultrassonografia normal.
-
Esses sintomas são bem comuns em crianças nesta idade e, muitas vezes, não são decorrentes de uma infecção urinária ou problema maior. Porém, apenas realizando alguns exames você poderá descartar alguma anormalidade mais importante. Por isso, é sempre recomendável o acompanhamento com um médico de sua confiança.