Doutor Responde
Login

Neurologia Pediátrica - Perguntas respondidas

Meu filho tem 6 meses,tem microcefalia,paralisia cerebral e epilepsia por hipóxia no parto, desde 5 meses convulsiona muito à tdo tempo,não acertam um medicamento para controlar as crises, o q devo fazer? Estamos preocupados demais com essa situação.
  • Olá! É muito comum ocorrerem casos de epilepsia de difícil controle em crianças com paralisia cerebral, por isso, é imprescindível o acompanhamento neurológico regular. Será necessário uma ampla revisão dos fármacos usados até o momento com suas respectivas doses, avaliação do padrão clínico das crises, bem como a realização de eletroencefalograma para definir o melhor tratamento.

    2
    Drª. Adriana Rodrigues Moro Rigue
    Drª. Adriana Rodrigues Moro Rigue
    Neurologia Pediátrica
    Neuropediatria
    Santa Maria / RS
    Solicitar agenda
Meu Filho tem 4 anos e 5 meses e não fala, apenas 2 palavras (mãe e neném), mas chama todo mundo de mãe e de neném. Ele escuta bem e atende ordens. O que devo fazer?
  • Estimulação com figuras, objetos, animais etc. Ressonância cerebral se indicado pelo neurologista infantil especializado na área.

    0
    Dr. Alberto Elias Lopes Cançado
    Dr. Alberto Elias Lopes Cançado
    Pediatria
    Pitangui / MG
    Solicitar agenda
Meu filho de 4 anos reclama com frequência de tonturas. O que pode ser? O que devo fazer?
  • Tontura desencadeada por condições afetando as vias cerebelares podem ser acompanhadas por vômitos, visão dupla, fala arrastada, perda da coordenação motora e atraso do desenvolvimento (não aquisição de habilidades próprias da idade). Condições relativas aos ouvidos, visão e distúrbios metabólicos podem ser identificados na avaliação do pediatra. Como neurologista, sempre indico testes neurológicos e exames de imagem (ressonância magnética).

    2
    Dr. Roberto Costa Campos
    Dr. Roberto Costa Campos
    Clínica Médica
    Neurologia
    Santos / SP
    Marcar consulta
Acho a cabeça da minha bebê achatada de um lado. Quem avalia assimetria craniana?
  • A assimetria craniana pode estar relacionada com fechamento precoce de alguma sutura craniana, que é uma espécie de cartilagem de crescimento. Prioritariamente deve haver avaliações seriadas do perímetro encefálico e acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor. Se houver aumento do perímetro cefálico, com desenvolvimento neurológico normal, a condição "assimetria craniana" torna-se mais um problema estético que, dependendo do caso, não terá indicação cirúrgica.

    4
    Dr. Roberto Costa Campos
    Dr. Roberto Costa Campos
    Clínica Médica
    Neurologia
    Santos / SP
    Marcar consulta
É normal a moleira do bebê de 7 meses fechar?
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.