Neurologia - Perguntas respondidas
-
A primeira coisa a se fazer é procurar um serviço de urgência para descartar quadros potencialmente graves e, se o médico achar necessário, realizar medicação intravenosa... caso seja descartado causas urgentes, o caso poderá ser investigado ambulatorialmente, podendo se tratar de enxaqueca, por exemplo.
-
Isso pode ser um quadro chamado de Zumbido ou Tinnitus. Para esses quadros em que o barulho se assemelha ao ritmo cardíaco, a investigação mais aprofundada é interessante, pois existem diagnósticos diferenciais importantes como ateromatose de vasos cervicais, displasia fibromuscular e Kinking cervical.
-
Queixa de disfunção da memória ou mesmo de linguagem são muito comuns na população em geral. Existem diversos fatores que ocasionam essas alterações cognitivas, desde causas sistêmicas (como hipovitaminoses ou alterações hormonais), a doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer ou a demência frontotemporal. O mais importante é determinar se esta é uma queixa subjetiva ou um comprometimento cognitivo que interfere ou não nas atividades de vida diária.
É de grande valia consultar um Neurologista, idealmente especializado em Neurologia Cognitiva, para melhor avaliar os fatores que estão determinando suas dificuldades e realizar uma abordagem especializada e que lhe dê maior segurança sobre sua condição cognitiva.
Abraços!
Dr. Filipe Miranda Milagres Araujo - Neurologista
CRMMG 57153 / RQE 42850
CRMSP 203949 / RQE 79755