Neurologia - Perguntas respondidas
-
A paralisia facial se divide em dois tipos: central e periférica. A do primeiro tipo é causado por doenças que afetam diretamente o cérebro (p. ex. AVC); a do segundo tipo afeta diretamente o nervo facial (p. ex. infecção no nervo). A gravidade e o tratamento dependem da causa. Por isso, é preciso avaliação de que tipo se trata a fim de direcionar o tratamento.
-
A paralisia de Bell geralmente regride após 1 mês do início dos sintomas, mas dependendo de cada paciente, pode durar meses a recuperação. Já acompanhei pacientes que só se recuperaram 6 meses após o início dos sintomas. Se for algo que incomoda muito, procure atendimento para descartar se há algum outro motivo para a persistência dos sintomas.
-
Sim, a dor neuropática (a dor causada por uma lesão neurológica como o Zoster) tem tratamento, que geralmente é feito pelo médico Neurologista.
-
A manipulação cirúrgica de algumas regiões pode causar danos a nervos no local. É preciso avaliar se houve lesão e, caso haja, tratar a dor e os espasmos.
-
O esquecimento é uma queixa que tem causas variadas, deficiências de vitaminas, ansiedade, Alzheimer... Portanto, idealmente deve ser avaliado em uma consulta feita por profissional qualificado para tal.