Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
São inúmeras as causas de ruido no ouvido: doenças próprias do ouvido, problemas musculares, coluna cervical, disfunção de ATM (articulação temporomandibular), neurológicos, metabólicos, doenças autoimunes,...etc. Sempre o ideal é se consultar com o otorrino para auxilar na pesquisa diagnóstica.
-
Dependendo da intensidade do quadro agudo infeccioso (viral ou bacteriano) e da extensão do mesmo, pode ocorrer tosse com diminuição progressiva, com duração variável de seis a oito semanas.
-
Na maioria dos casos, depois de uma semana se encontra em excelentes condições para retornar a suas atividades escolares e sempre é prudente aguardar mais tempo para a prática de esportes e exposição prolongada ao sol (frequentar a praia). Como cada caso pode ter suas particularidades, o melhor é receber estas orientações do cirurgião.
-
Se este aumento de volume for recente e/ou causa de obstrução com sintomas como ronco, dificuldade para engolir sólidos ou associado a infecções recorrentes da amígdala, poderia sim ter indicação cirúrgica. O melhor é ser avaliado por um Otorrino para examinar e esclarecer o quadro.