Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
Bom dia. Se você apresentar obstrução nasal decorrente do desvio de septo, geralmente é cirúrgico sim. Tampão não é obrigatório, depende dos sangramentos durante a cirurgia.
-
A ocorrência de náuseas/vômitos em crianças pequenas (abaixo de 6 anos) na vigência de uma infecção de vias aéreas superiores não é rara, pode ocorrer e não denota gravidade, apenas uma forma de apresentação do quadro.
Pode ser devido à uma pré-disposição natural à náuseas da pessoa, ao gotejamento pós-nasal das secreções que são deglutidas desencadeando reação gástrica ou mesmo por aumento das estruturas inflamadas, irritando a base da língua, ponto mais reflexógeno e gerador destes sintomas.
-
Caro internauta,
 
Se foi estabelecido o diagnóstico etiológico, isto é, a causa, para a sua obstrução nasal foi definida como tal, isso significa que estamos diante de uma alteração na estrutura física do nariz, passível de cirurgia.
 
Há outras causas de obstrução nasal, como as de ordem alérgica por exemplo, que, do contrário, devem ser manejadas com tratamento clínico (medicamentos, vacinas, orientações e mudanças comportamentais) e não cirurgia.
 
Converse com seu otorrino e peça mais informações sobre a cirurgia e as suas perspectivas de melhora com a sua execução. Boa sorte!