Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
Infecções de ouvido podem ter várias causas , mas o mais frequente são problemas nasais , um dos fatores que piora os efeitos da rinite seria o aumento de um tecido que reage a vários estímulos, inclusive alérgicos, irritantes , climáticos e outros . Esse tecido é conhecido como "carne esponjosa" , mas o correto é o aumento das adenoides que acaba provocando obstrução na parte posterior da fossa nasal , dificultando a passagem aérea adequada e acumulando secreções , facilitando infecções e transmitindo para ouvido através de um pequeno canal que se comunica com ouvido médio e assim podendo causar infecções de ouvido de repetição... mas pode ter outras partes do ouvido e outras diversas causas. Sugiro procurar o especialista Otorrinolaringologista para acompanhar e pesquisar as causas, ok?
-
O ideal é fazer um tratamento medicamentoso para evitar infecção secundária. Não infectando, há grandes chances de ocorrer a cicatrização espontânea da membrana timpânica. Caso a perfuração seja muito grande e isto não ocorra, pode ser indicada uma cirurgia para fechamento da perfuração. Não molhe o ouvido em hipótese alguma e marque logo seu otorrinolaringologista.
-
Pode ser uma adenopatia sim, que são geralmente reacionais. Pode haver algum processo inflamatório em torno e isto manteria o linfonodo aumentado, mas sempre que isto ocorre é necessário uma investigação. Descartar processos justapostos e investigar, inclusive a própria massa. Marque um otorrino. Sem examinar não há como dar qualquer parecer.