O indicado, neste caso, de fato, é tentar uma avaliação com o especialista Otorrino. Só após a otoscopia (exame da cavidade do ouvido) e a coleta da sua história, poderá se chegar ao diagnóstico. Boa sorte!
O ronco em crianças é mais comum do que imaginamos e as causas mais comuns são, de fato, o aumento dos tecidos adenoideanos e/ou amigdalianos, causando resistência à entrada do ar. Mas é claro que existem outras possíveis causas. Consulte seu Otorrino. Ele saberá lhe orientar.
Pode ser apenas um pequeno vaso na porção anterior do septo nasal e uma cauterização simples e ambulatorial pode resolver, exames laboratoriais podem ser necessários para avaliar clinicamente.
Depende de mais uma série de perguntas, como quanto tempo? Tipo de disfonia? Situações em que ocorrem? Profissão? Hábitos (tabagismo, etilismo) Etc... Mas o que deve ser feito é um exame chamado: laringoscopia para se chegar no diagnóstico.
Existem vários tipos de causas e perguntas a serem feitas. Neste momento, o principal é procurar o especialista Otorrinolaringologista para investigar e realizar o exame de Videolaringoscopia.
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.