Doutor Responde
Login

Patologia - Perguntas respondidas

Tratamento de disfunções do Fígado: qual médico procurar?
  • Hepatologista.

    1
     Equipe médica Centralx
    Equipe médica Centralx
  • Hepatologista, clínico especialista em doenças do fígado.

    0
    Dr. Leon Fabio Campos dos Santos
    Dr. Leon Fabio Campos dos Santos
    Patologia
    Rio Branco / AC
    Solicitar agenda
Para diagnóstico de fibroma na língua, quem devo procurar?
O que é patologia?
  • Patologia é o mesmo que doença. Em medicina, é a especialidade médica que estuda as doenças e as alterações que estas provocam no organismo. E também, pode ser qualquer desvio anatômico e/ou fisiológico, em relação à normalidade, que constitua uma doença ou caracterize determinada doença.

    0
     Equipe médica Centralx
    Equipe médica Centralx
  • Olá! Recebo com alegria sua dúvida e espero que não seja oriunda de algum problema de saúde, caso em que lamentaria a situação, obviamente. Sou médica patologista professora da Escola Paulista de Medicina e acho muito gratificante quando posso falar sobre a especialidade, pouco conhecida de fato.
    Sugiro de antemão o site da Sociedade Brasileira de Patologia.
    Mas adianto a você que todo patologista fez a faculdade de Medicina (em regra 6 anos) e buscou pelo processo que chamamos Residência Médica especialização de um mínimo de mais três anos para que então possa atuar como Patologista. Essa em regra é a trajetória mínima de quem pode, com propriedade, se intitular Patologista; ainda, alguns estágios reconhecidos e muitos de nós prestam o título de especialista que a própria sociedade oferece mediante prova de título.
    Atuamos, para ser breve, em diagnósticos a partir de tecidos oriundos de cirurgias, biópsias e raspados e até mesmo através de células (citopatologia) obtidas por raspados ou punções. Isso pode ser feito no laboratório ou dentro do centro cirúrgico, em tempo real, enquanto a cirurgia ocorre (chamamos isso de Exame intraoperatório, ou congelação). Ainda, há grande avanço em inteligência artificial e telemedicina e a especialidade tem se desafiado sempre a inovar. Claro, isso varia entre os colegas.
    Para além disso, exames necroscópicos são parte de nosso treinamento, sendo também área de atuação de muitos patologistas.
    Espero ter dado um contorno inicial, mas recomendo que acesse o site para saber melhor a respeito da especialidade médica que lhe intrigou, aparentemente.

    Grata e tudo de melhor!

    * As minhas respostas por aqui não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores e mandatórias, posto que não sou médica de ninguém aqui ao responder as perguntas, meramente busco acolher algumas angústias e orientar no que se refere a ajuda médica que deve ser buscada. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico e, principalmente, não devem ser tidas como nada que se refira a conduta.

    0
     Thaís Heinke
    Thaís Heinke
    Patologia
Dor no ânus. Qual médico procurar?
  • Proctologista ou coloproctologista.

    0
     Equipe médica Centralx
    Equipe médica Centralx
Fiz uma colposcopia e tive que fazer uma biópsia, isso significa alguma doença grave?
  • O fato de ter sido feita uma biópsia durante o seu exame colposcópico não significa que você tenha alguma doença a se preocupar, em absoluto. É necessário que o médico patologista interprete este material e emita um laudo que pode, aí sim, dizer se há algo a ser tratado: você pode estar com algum processo que deve ter gerado um quadro colposcópico que levou, de forma correta se foi o caso, o colega a efetuar a biópsia. Claro, é necessário que o material seja examinado e que o laudo do patologista seja lido com atenção e discutido com seu médico. Sem dúvida, havendo biópsia, o laudo deve ser elaborado para definir do que se trata. Diferentes processos podem levar a uma biopsia, então busque seu laudo referente à biopsia do material para entender melhor. No entanto, essa opinião é mero acolhimento e não uma atividade que exerço como médica que esteja envolvida em seu processo, da maneira que for. Esta postagem é mera explanação de como os exames são organizados e não substitui jamais a atuação do seu médico, que é o responsável pela conduta, ok?

    0
     Thaís Heinke
    Thaís Heinke
    Patologia
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.