Pneumologia - Perguntas respondidas
-
Boa noite. Sim, é interessante investigar com tomografia para comprovar o aspecto do nódulo e ver se existe outros e para acompanhar depois a evolução do quadro. Geralmente a conduta, nesse caso, é acompanhar com tomografia por certo período.
-
Não tem nada a ver com o corticoide. O corticoide tem um efeito anti-inflamatório que ajuda na recuperação do pulmão. Essas dores são comuns e são devidas à própria COVID-19, que afeta os pulmões, mas também os músculos. Isso tende a passar com o tempo, mas as pessoas que têm quadros mais graves evoluem frequentemente com sintomas variados por tempo mais prolongado. Tenha paciência, e siga as orientações do seu médico pneumologista.
-
A proteína C reativa (PCR, que por sinal, não tem nada a ver com o exame "PCR para COVID-19"), é uma proteína que se altera frente a diversas agressões ao nosso organismo, desde uma infecção simples, até uma pneumonia ou a própria COVID-19. Ela significa que existe um processo inflamatório em curso, e serve para se acompanhar a evolução da doença que estiver sendo tratada. No caso da sua irmã, se ela está doente agora, é por isso que a PCR está alterada. Isso é apenas um reflexo do problema, e esse valor vai diminuir conforme ela for melhorando. A tosse é um sintoma comum na COVID-19 e precisa ser avaliada junto com o pneumologista.
-
Primeiramente entenda que a asma é uma doença crônica, que precisa de acompanhamento médico e tratamento muitas vezes contínuo. Seu tratamento talvez esteja sendo ineficiente. Vc precisa de um pneumologista para analisar seu quadro clínico, pedir exames e propor um tratamento adequado à gravidade da sua asma. Mas se vc não fizer o tratamento conforme prescrito, nenhum vai funcionar mesmo. Siga rigorosamente as orientações médicas. Procure um pneumologista.


