Doutor Responde
Login

Urologia - Perguntas respondidas

O PSA que meu pai fez deu uma alteração. Isso quer dizer que ele está com câncer na próstata?
  • Não, existem outras condições que podem aumentar o PSA. Seu pai precisa ser avaliado por um urologista, levando o exame realizado. Uma condição comum que pode causar aumento do PSA é a hiperplasia benigna da próstata.

    1
     Equipe médica Centralx
    Equipe médica Centralx
Tenho um cálculo de 4,1mm no rim esquerdo e estou com muitas dores. Tenho risco de ter que operar?
  • A ultrassonografia não detecta 100% dos cálculos, sobretudo aqueles localizados no ureter (que é o canal que leva a urina dos rins até a bexiga). Os cálculos no ureter geralmente causam muito mais sintomas que aqueles nos rins. Quem tem um cálculo renal, tem maior chance de ter outros cálculos nas vias urinárias e o melhor exame para detectar é a Tomografia.

    Somente após uma avaliação mais adequada é que seu urologista poderá definir melhor se será necessário cirurgia no seu caso.

    1
TENHO FIMOSE. O QUE DEVO FAZER?
  • A Postectomia é a cirurgia mais indicada para os casos de fimose e o profissional mais bem treinado para realizá-la é o urologista. Muitas vezes, é realizada apenas com anestesia local, noutras sob sedação endovenosa, retornando para casa no mesmo dia. Tratamento clínico com pomadas não costuma ter resultado em adultos.

    1
Tenho bexigoma. Sinto muitas dores. O que faço?
  • Procure urgentemente um urologista!
    Bexigoma não é nenhuma patologia, mas sim um sinal de alguma doença. Em homens após os 50 anos, a patologia mais comum para causar bexigoma é a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Se não tratado adequadamente e a tempo, o bexigoma pode evoluir para falência dos rins! A primeira coisa a se fazer em casos de bexigoma é a passagem de uma sonda vesical para esvaziar toda a urina represada.

    1
Boa noite. Eu estou com verrugas genitais. Já passei podofilina 50 miligramas, mas sempre voltam após 2 semanas. O que eu faço?
  • Verrugas genitais são causadas na maioria das vezes por HPV. A chance de transmissão está bastante relacionada com a presença das lesões, porém além de transmitir para outras pessoas há o risco de auto-transmissão.

    Há diversas formas de tratamento, sendo a podofilina apenas uma delas. Há outras como Imiquimode, Ácido Tricloroacético e a cauterização elétrica. Nestas lesões mais rebeldes, prefere-se um tratamento mais agressivo e resolutivo como a cauterização elétrica.

    Converse com seu urologista.

    1
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.