Rivotril - Perguntas respondidas
- 
		
		Estearato de magnésio é um sal, mas pode ser extraído de fontes animais ou vegetais ou ser produzido, quimicamente, em laboratório. 
- 
		
		O Rivotril* (clonazepam) pode levar a amnésia (dificuldades ou perda de memória) e aumenta os riscos de quedas, sobretudo em pessoas acima dos 40 anos e, eventualmente, a dependência. Entretanto, isto não significa que nunca possa ser usado - deve ser sempre usado por prescrição médica e, se o médico souber usar o remédio corretamente (quanto a indicações, a dose, e a duração do tratamento, ele pode ser um bom remédio. Jamais tome por conta própria. 
- 
		
		Não existe remédio "natural" que substitua o Rivotril* (clonazepam). Além disto, quando um extrato de planta (geralmente é isto que as pessoas chamam de "natural") funciona, é porque contém alguma substância química que funciona. Não existe outra possibilidade para a ação de uma droga, a não se atuando quimicamente no organismo, provenha ela da indústria farmacêutica ou de uma planta. E é mito achar que extratos de plantas são mais seguros que os remédios industrializados. Ao contrário, extratos de plantas tem muitos contaminantes, com frequência, além de conterem dezenas ou centenas de substâncias diferentes, das quais algumas podem até ser tóxicas. 
- 
		
		Normalmente, não. Porém, se é para efeito terapêutico, deve tomar as doses recomendadas pelo médico. Se tomou por engano, fale com seu médico ou, na ausência dele, dirija-se a um pronto-socorro e fique sob observação. Se for tentativa de suicídio, consulte um psiquiatra, que poderá ajudar você a lidar com o sofrimento que o(a) faz pensar em se matar. 
- 
		
		Deve consultar seu psiquiatra e pedir orientação neste sentido. A suspensão abrupta pode mesmo levar a sintomas de abstinência porém, sem avaliar você, não há como saber se precisa retornar à medicação e, caso precise, em qual dose. 
 
						

