Vasectomia - Perguntas respondidas
-
Olá, procure falar com um urologista sobre os prós e contras da cirurgia, assim como os termos de consentimento que devem ser preenchidos e consulta com equipe multidisciplinar sobre o assunto.
-
Boa tarde, depende de alguns fatores como a idade de vocês, de quanto tempo atrás a vasectomia foi feita e do estado das suas trompas. O ideal é verificar esses fatores antes de decidir pela opção da cirurgia de reversão.
-
A chance de gravidez após a reversão de vasectomia pode variar bastante de pessoa para pessoa e depende de vários fatores, incluindo a idade da parceira, a qualidade dos espermatozoides do homem após a reversão e o tempo desde a vasectomia original. Após 20 anos de uma vasectomia, é possível que a taxa de sucesso da reversão seja um pouco menor do que em casos mais recentes, devido a possíveis alterações nos tubos deferentes ao longo do tempo. No entanto, ainda é possível conceber naturalmente após a reversão em muitos casos. É importante consultar um especialista em fertilidade para uma avaliação mais precisa e informações específicas ao seu caso.
-
Há uma regulamentação no Código Civil a este respeito: veja "Indicação de Esterilização - (Art. 10,11, Lei n° 9263196)".
-
Se você não tiver nenhuma problema de saúde ou usar remédio, não é estritamente necessário fazer exames antes.