Doutor Responde
Login

Distúrbios do Início e da Manutenção do Sono - Perguntas respondidas

Meu sono desde criança é fraco, acordo por qualquer motivo. Qual a vantagem de fazer o exame polissonografia? Sinto medo do escuro.
  • Você tem um padrão de sono com múltiplos despertares. Este tipo de padrão, além de gerar desconforto, pode levar você a sentir-se mais fatigado ou mesmo sonolento, durante o dia.

     

    Os despertares podem ter muitas causas: ansiedade, excesso de vontade de urinar (em algumas pessoas, por problemas de infecção urinária ou aumento da próstata, em homens idosos); podem ser causados, também, por problemas respiratórios, nos quais a pessoa deixa de ter oxigenação suficiente do sangue, o que a faz despertar. Falta de atividade física, ir dormir sem sono suficiente e alguns medicamentos também são causas de problemas no sono.

     

    A polissonografia é um exame no qual a pessoa passa uma ou duas noites dormindo numa clínica (ou, com certas tecnologias, pode ser feito mesmo em casa) e todos os aspectos de seu sono são examinados: você faz uma entrevista sobre seu sono, é observado diretamente ou através de câmeras, durante a noite; seus movimentos musculares são medidos, ao longo do sono, assim como a oxigenação do sangue, o eletroencefalograma (suas ondas cerebrais, que mudam dependendo do estágio do sono). Inclusive a sua atividade cardíaca poderá ser monitorada, através de um eletrocardiograma.

     

    Como todo exame, uma polissonografia deve ser indicada por um médico e não apenas solicitada pelo próprio paciente. Você deve consultar um psiquiatra ou neurologista com experiência em problemas de sono. Por vezes, uma simples consulta será suficiente para o médico diagnosticar seu problema e tratá-lo. Apenas em alguns casos, quando isto não for possível, será pedida a polissonografia.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Polissonografia é um exame em que se faz um registro bem detalhado de seu sono, por exemplo, avalia apneia do sono e outras causar orgânicas para um sono de padrão ruim.

    0
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Boa noite. Tenho um filho de 21 anos que estuda engenharia e mora sozinho. Por várias vezes ele tem dito que está ansioso e falta concentração na hora de estudar. Qdo é época de provas fica noites sem dormir e depois fica insone e nervoso. O q fazer?
  • A ansiedade é um fenômeno normal que aparece, entre outras situações, quando se vai enfrentar um perigo. No caso, o perigo é a prova. Algumas vezes, a ansiedade fica tão forte que, ao contrário de ser útil, preparando para o enfrentamento do perigo, ela acaba sendo prejudicial: pode levar à insônia, dificuldades de concentração e, inclusive, a manifestações físicas como dores por tensão muscular, palpitações cardíacas, "tonturas" etc.

    A pessoa também pode estar ansiosa por outros eventos e dificuldades que estejam ocorrendo em sua vida e esta ansiedade interferir em outras áreas como, por exemplo, no trabalho e no estudo.

    Deve ser feita uma avaliação com psiquiatra. Por vezes, há necessidade de usar remédios, outras vezes uma psicoterapia pode ser suficiente.

    Não devem ser usadas, na maioria dos casos, medicações benzodiazepínicas (aquelas que são vendidas em embalagens com faixas pretas) pois, apesar de diminuírem a ansiedade, acabam dificultando ainda mais o aprendizado, podendo prejudicar a memória.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Ele parece estar tendo um quadro de ansiedade, seria importante ele procurar uma ajuda profissional, de um psicólogo e de um psiquiatra.

    0
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Meu filho tem 9 anos e não consegue dormir cedo. Às vezes, ele vai dormir às 3 horas da manhã. Estou ficando preocupada.
  • É importante você prestar atenção a alguns aspectos:

    - Horário que ele está acordando pela manhã (se acorda tarde, não terá sono cedo).

    - Rotina dele antes de dormir (é recomendável diminuir estímulos como TV, videogames, músicas agitadas, internet, etc.).

    - Alimentação noturna (alguns alimentos estimulam a criança como chocolate, café, etc.).

    Agende uma consulta com um pediatra e peça maiores esclarecimentos sobre o sono do seu filho e o que você pode fazer para ajudá-lo.

    89
     Equipe médica Centralx
    Equipe médica Centralx
  • Existem duas causas importantes para que crianças durmam mais tarde do que deveriam: uma delas é a insônia, que é um quadro no qual a pessoa dorme menos do que necessita e, no dia seguinte, se sente cansada e sem energia. A insônia costuma melhorar com algumas mudanças de hábito: praticar esportes várias vezes por semana, principalmente os aeróbicos como natação, corrida, bicicleta. Estes esportes devem ser praticados durante o dia, pois se forem praticados no final da tarde ou à noite, podem deixar a criança agitada e piorar a insônia.
    Outra causa importante é o deslocamento do ciclo sono-vigília: as pessoas, em geral, costumam ficar ativas de dia e dormir, à noite. Se a criança, por algum motivo, for dormir tarde, ela frequentemente terá sono, de manhã. Se for permitido que ela durma, de manhã ou tire cochilos, durante o dia, este ritmo se pode perpetuar: ela não vai ter sono, na próxima noite e, novamente, vai querer dormir de manhã.
    Antes de ir para a cama, um lanche leve ou um copo de leite morno podem ser úteis para favorecer o sono. A criança deve ter um quarto escuro ou com pouca luz e silencioso. Antes de dormir, pode-se ler para ela uma história, se ela gostar. Pode, também, assistir à TV, contanto que seja por tempo limitado e pré-determinado e que seja algum programa ou filme tranquilo. Pode escutar um pouco de música, bem tranquila, também.
    Se ela tiver insônia e você tiver tempo e paciência, também pode fazer carinho ou massagem, até que ela adormeça.
    É importante que, no dia seguinte, ela acorde cedo e faça suas atividades diárias, normalmente.
    Crianças com dificuldades de dormir devem evitar café, chá preto, chá mate, coca-cola e outras colas e guaraná em pó. Elas contêm cafeína e pioram o sono.
    Situações estressantes e problemas na família, com os amiguinhos ou na escola também podem afetar o sono da criança.
    Finalmente, se medidas simples não melhorarem o sono, vale a pena consultar um psiquiatra com experiência em crianças, seja para orientar, seja para verificar outras causas de insônia, tais como depressão e ansiedade, que ocorrem, também, em crianças.

    1
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Precisa ver se é um caso de insônia, algum transtorno mental ou questão de hábito. Tente retirar eletrônicos à noite e procure fazer atividades relaxantes à noite com ele para melhorar este padrão de sono, por exemplo, conte uma estória para ele na hora dele ir para cama. Procure ajuda de um psicólogo(a) ou psiquiatra infantil para auxiliar nesta avaliação.

    0
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Como eliminar sem medicamentos, estou ansioso.
  • Se a sua pergunta se refere a eliminar a ansiedade, sem medicamentos, sugeriria a terapia comportamental ou a terapia comportamental-cognitiva, que são as linhas que mais conheço. Para alguns tipos de ansiedade como, por exemplo, a decorrente de quadros como transtorno obsessivo-compulsivo, fobias e pânico, elas parecem ser mais eficientes do que outras psicoterapias. Em outros casos, como ansiedade decorrente de problemas pessoais pelos quais a pessoa está passando e vários tipos de problemas interpessoais, outros tipos de terapia também funcionam.

     

    Por outro lado, em muitos destes quadros (transtorno obsessivo compulsivo, crises de pânico, ansiedade generalizada), há medicações muito boas e eficientes e que não causam efeitos colaterais graves e dependência. O que deve ser evitado, na verdade, é tomar as medicações benzodiazepínicas (que são vendidas em embalagens com faixa preta), que causam problemas de memória e podem levar a dependência.

    204
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Ansiedade deve ser tratada por psiquiatra e psicólogo(a), de preferência em conjunto.

    4
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Há 2 meses que estou com insônia. Sinto muito sono por volta de 22:00 e a partir das 2:00 a.m. acordo e não durmo mais, sinto insônia. Meu cérebro fica pensando, a mente trabalha o tempo todo e eu não consigo descansar. Com isso meu corpo fica cansado.
  • A insônia é um problema frequente que, em algum momento da vida, pode ocorrer em até 30% das pessoas. De 1 a 6% das pessoas têm insônia prolongada, com vários anos de duração, com mais de 3 episódios por semana.

    Em primeiro lugar, deve-se pesquisar a causa da insônia: ela frequentemente está associada a doenças físicas ou problemas psiquiátricos como depressão ou ansiedade. Assim, se houver doenças associadas, elas precisam ser tratadas e, muitas vezes, já isto melhora ou resolve o problema de insônia.

    Além do tratamento dos problemas associados, há possibilidade de se tratar a insônia com medicações (hipnóticos), com a melatonina (o hormônio natural do sono) ou técnicas de higiene do sono.

    As medicações hipnóticas são muito eficientes num primeiro momento mas, com o tempo de uso, podem diminuir a eficiência e a pessoa passa a sentir necessidade de aumentar a dose, progressivamente. Além disto, elas estão associadas a problemas de coordenação motora, quedas e problemas de memória. Assim, não devem ser usadas por períodos de mais de algumas semanas.

    A melatonina, aparentemente, não tem efeitos colaterais, mas não funciona em todas as pessoas.

    A higiene do sono é um conjunto de técnicas que melhora a insônia sem necessidade de uso de remédios e que funciona muito bem, contanto que a pessoa a siga rigorosamente. O sono costuma melhorar em algumas semanas e, frequentemente, se normaliza em alguns meses:

    1 - Jamais ficar esperando o sono chegar na cama; seja no início da noite ou quando acordar durante a noite, a pessoa deve ficar num sofá ou poltrona, confortavelmente lendo um livro, assistindo à TV, ouvindo música ou folheando uma revista até o sono chegar. Até sentir muito sono. Não vale sentir aquela sonolência que, quando você chega na cama, acorda de novo. Tem de ser aquele sono que você não aguenta ficar de olhos abertos. Se você acordar no meio da noite e não adormecer em 15-20 minutos, faça isto.

    2 - Se você fuma, tratar o tabagismo, pois a nicotina é um estimulante e propicia a insônia (mesmo que você seja daqueles(as) que precisam fumar um cigarrinho para dormir, lembre-se de que aquele cigarrinho pode relaxar e ajudar, porém seu cérebro, a longo prazo, vai ter mais dificuldade para dormir, devido ao estímulo constante da nicotina).

    3 - Beba o menos café possível e evite tomar café à tarde, pois a cafeína também é um estimulante. Isto vale também para o chá preto, o chá mate e o guaraná em pó.

    4 - Se não tiver nenhum impedimento médico, faça exercícios físicos regulares, na forma de caminhadas, natação, bicicleta ou hidroginástica. Há necessidade de se fazer os exercícios várias vezes por semana e os exercícios devem ser suficientemente prolongados e contínuos (isto é, não adianta andar um quarteirão e parar para conversar ou andar pela rua olhando as vitrines...). Não faça exercícios muito perto do horário de dormir, pois isto pode deixar você ainda mais acordado(a).

    5 - Evite todo tipo de drogas, incluindo o álcool, que parece melhorar o sono, porém o cérebro sob o efeito do álcool tem um sono de qualidade pior.

    De modo geral, a insônia pode ser diagnosticada apenas através da conversa com um especialista, porém, às vezes, ele poderá pedir alguns exames, incluindo a polissonografia, um exame que, durante o sono, mede a oxigenação do sangue, a contração de sua musculatura, seus movimentos, suas ondas cerebrais, sua respiração, seu eletrocardiograma e os movimentos de seus olhos.

    430
    •  Leonardo Maciel da Cunha
    1
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Bom dia. Seria importante você descobrir causa(s) da insônia: ansiedade, estresse, alterações hormonais, falta de exercício físico, excesso de ingesta de cafeína e outros estimulantes, tabagismo, excesso de ingesta de álcool, entre outros. Procure ler sobre higiene do sono, vai te ajudar bastante. Evite usar eletrônicos à noite. Tente fazer atividade física pela manhã, procure outras atividades relaxantes e de lazer, tente não pensar no trabalho o tempo todo. Abraço forte e boa sorte.

    3
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.