Se tirar o útero e ovários resolve? Tenho 42 anos e já fiz 2 videolaparoscopias. Melhora, depois volta, não posso menstruar, mas mesmo tomando cerasete 75 mg menstruei, o que fazer?

  • Olá! O tratamento da endometriose é bastante individualizado.
    Ele varia conforme a idade, o desejo reprodutivo, presença de comorbidades que possam ser intensificadas por determinado tipo de tratamento. Podem ser usados progestágenos (cerazette ou dienogeste- este último tem apresentado boa resposta), DIU com levonogestrel (com boa aceitabilidade e comodidade), análogos de GnRh (mais efeitos colaterais associados).
    O tratamento cirúrgico radical, como a retirada do útero e ovários, será sempre em último caso. Por isso, somente o ginecologista que que lhe acompanha de perto poderá indicar o tratamento certo para cada situação, sempre tentando equilibrar os riscos e benefícios de cada terapêutica.

    • Dr. Lucas Davi de Souza
    Drª. Regiane Helena Barros Rabelo Santos
    Ginecologia E Obstetrícia
    Marabá / PA
  • Boa tarde! O tratamento definitivo para endometriose em mulheres que já tem prole completa (ou não desejam ter mais filhos) é histerectomia + ooforectomia bilateral (retirada de útero e ovários), no intuito de evitar a recorrência da doença. Recomendo consulta com cirurgião experiente. Boa sorte!

    • Dr. Lucas Davi de Souza
    Dr. Vinícius Pena Coutinho
    Cirurgia Geral
    Cirurgia Bariátrica
    Porto Alegre / RS
  • No seu exame foi diagnosticado Endometriose? Se sim, a melhor maneira é a realizar a histerectomia total. Fazer acompanhamento para saber se há necessidade de medicamentos para a patologia, após a cirurgia.

    Dr. Francisco Antonio Monteiro Fazano
    Ginecologia E Obstetrícia
    Sorocaba / SP
    Marcar consulta
  • A cirurgia deve ser considerada como alternativa no tratamento. É definitivo? Sim, quanto à sintomatologia e progressão. Porém há que avaliar a qualidade de vida sexual que pode ficar prejudicada seja pela histerectomia/ooforectomia - a retirada de ovário altera a parte hormonal, o que favorece a perda de libido, secura da vagina (Dispareunia).
    Discutir o caso com o ginecologista e assim buscar a melhor alternativa.

    Dr. Lucas Davi de Souza
    Ginecologia E Obstetrícia
    Medianeira / PR
  • Se retirar o útero e ovários provavelmente não terá mais, a não ser que existam focos fora desses locais, mas durante a cirurgia é possível verificar.

    Drª. Vanessa Affonso Pinto Moura Lorenzetti
    Ginecologia E Obstetrícia
    Sorocaba / SP
  • Para saber melhor da sua situação, o ideal é consultar com um especialista em endometriose. Saber exatamente sobre a localização dos focos de endometriose, verificar a necessidade de trocar de remédio ou mesmo operar (útero e ovários).

    Dr. Rogerio Serafim Parra
    Coloproctologia
    Ribeirão Preto / SP