Boa noite. Tenho 42 anos e vários miomas, porém não quero perder o Útero pois desejo uma gravidez... Qual possibilidade de tratamento e/ou intervenções? Preciso de uma luz, por favor, me ajudem!

  • Antes de mais nada é necessário uma ultrassonografia de alta qualidade que forneça a quantidade, tamanho e localização dos miomas. Muitas vezes é necessário realizar uma histeroscopia (a cavidade uterina é examinada com uma câmera) ou uma histerossalpingografia (raio x com contraste da cavidade uterina) para melhor avaliação da cavidade uterina e trompas.
    A maioria das vezes é possível proceder a uma miomectomia, porém, não é possível prever se você conseguirá ou não engravidar após a cirurgia. Existem vários fatores envolvidos no seu caso, como a sua idade (após os 40 anos existe uma diminuição natural da fertilidade), além disso, as cicatrizes no útero resultantes da cirurgia também podem comprometer a fertilidade, assim como as aderências que se formam nesse tipo de intervenção.
    Outra opção é a embolização de miomas que tem indicação restrita e deve ser avaliada caso a caso.

    Dr. Pedro Sergio Magnani
    Cirurgia Videolaparoscópica
    Ginecologia E Obstetrícia
    Ribeirão Preto / SP
  • Procure o ginecologista de sua confiança. Dependendo de vários fatores eles podem ser retirados sem a necessidade de retirar o útero.

    Dr. Luiz Alberto Danon
    Cirurgia Geral
    Cirurgia Videolaparoscópica
    Rio de Janeiro / RJ