Meu diagnóstico na tomografia foi: rim direito de dimensões reduzidas, com áreas de afilamento da cortical relacionado à sequela de processo inflamatório pregresso. Isso é grave? Qual o tratamento? É feita cirurgia?

  • Olá,
    Bom dia!
    Antes de tudo quero salientar a importância de que busque um médico especialista com conhecimento em todo o seu histórico de saúde. Indico preferencialmente um nefrologista ou urologista para particularizar o seu caso em questão. Ressalto que as opiniões emitidas por pessoas alheias a seu histórico de saúde completo e detalhado só estarão correlacionando dados com esse achado radiológico específico, e não com sua condição particular de saúde/doença.

    Com isso em mente, compartilho algumas informações genéricas sobre esse achado: as dimensões renais reduzidas, associadas ao afilamento do córtex renal podem estar associadas a diversas condições patológicas condensadas sob o termo nefropatia crônica. Dentre elas são comuns os quadros hipertensivos tardios (geralmente bilaterais), infecção renal crônica (que pode ser unilateral), algum estado adquirido na fase gestacional ou herdado, a obstrução de uma artéria renal, obstrução prolongada do sistema pielocalicial (Potter IV), etc.

    O fato é que a informação radiológica isolada nada esclarece. Existe a necessidade de que o médico assistente correlacione o achado com o quadro clínico do paciente: mulher ou homem? É hipertenso? Diabético? Infecções renais de repetição? A patologia afetou ambos os rins? Existe a retensão de escórias nitrogenadas? Exames radiológicos prévios dos rins para comparação? Como está a função renal e hepática global? Existe algum estigma sindrômico? etc.

    A prática da Medicina, quanto ao diagnóstico nosológico, é como montar um quebra-cabeças. Cada elemento vai sendo somado ao próximo para embasar o diagnóstico definitivo. Algumas patologias são mais comuns em homens ou mulheres, afetam uma determinada faixa etária, tem maior incidência em certas raças, podem estar correlacionadas com áreas endêmicas, etc.
    O tratamento é a última definição, só indicado após as investigações conclusas ou nos casos sintomáticos.

    Portanto, faço votos para que encontre o melhor especialista e que o seu tratamento e dúvidas sejam sanadas rapidamente.
    Abraço,
    Dr. Leandro.

    Dr. Leandro Nunes Azevedo
    Radiologia E Diagnóstico Por Imagem
    Ultra-Sonografia em Ginecologia E Obstetrícia
    Vila Velha / ES