Minha cunhada(irmã de meu marido) descobriu q tem hipertermia maligna durante uma plástica na mama (quase morreu). Meu filho(7anos) terá q passar por uma cirurgia de retirada das amígdalas e estou super preocupada. Quais cuidados serão necessários?

  • Bom dia.

    A sra. deve avisar da ocorrência desse episódio na consulta pré anestésica do seu filho. Isso fará com que a equipe de anestesia evite medicações que desencadeiam essa manifestação. De preferência ele deve fazer o procedimento em um hospital de grande porte, com UTI e onde haja a droga "Dantrolene" que é a única que trata hipertermia maligna. Essa condição é potencialmente fatal. Todos os cuidados devem ser tomados.

    Att,

    Dr. Marcelo Pinheiro

    Dr. Marcelo de Andrade Pinheiro
    Anestesiologia
    Salvador / BA