Oi, boa tarde. Gostaria de saber se uma pessoa que tem hérnia de disco L5S1 pode receber anestesia raqui ou peridural.

Sobre: Anestesiologia

Oi, boa tarde. Gostaria de saber se uma pessoa que tem hérnia de disco L5S1 pode receber anestesia raqui ou peridural. - 17/02/2017

Sim, teoricamente sim. A estrutura anatômica envolvida em uma hérnia de disco está localizada na região anterior da coluna vertebral, um disco cartilaginoso de núcleo polposo que evita o contato ósseo entre duas vértebras, no caso L5 (quinta vértebra lombar) e S1 (primeira vértebra sacral). Seria importante ser determinada em qual direção se projeta a hérnia discal, se para as laterais ou para a face anterior do saco dural, assim como a ocorrência ou não de parestesias. Na imensa maioria das vezes, esse segmento L5-S1 não é o escolhido para o procedimento (mais comum entre L3-L4), bem como as agulhas utilizadas hoje em dia sequer alcançam o disco intervertebral. Também é importante determinar o porte do paciente, com informações sobre peso, altura, circunferência abdominal, diabetes, outras neuropatias, etc. Dependendo do procedimento cirúrgico e das comorbidades existentes, um bloqueio regional é mais bem indicado que a anestesia geral. Ocorre que, em caso de complicações anestésicas relacionadas à técnica ou a dificuldade do procedimento, não se poderia distinguir com clareza entre evolução da hérnia ou sequelas de possíveis complicações. Afinal, cada caso é um caso. Faça uma consulta pré-anestésica e eleja junto ao seu médico anestesiologista a melhor estratégia para o seu caso.

- 21/02/2017
Obrigado
1
0 especialistas concordaram
Edino Soares
Anestesiologia
Clínica Médica
1
0
1

Tem alguma dúvida sobre Anestesiologia?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização