Minha filha de 5 anos está reclamando de dores no peito... com raio x não tem nada. O médico pediu o eletrocardiograma. É realmente necessário? Tem alguma possibilidade dessa dor ser algo grave? O médico não levou muito a sério.

  • É com certa frequência que as crianças se queixam de dor no peito. As principais causas são as de origem músculo-esqueléticas (dor do crescimento, pequenos traumas fisicos, posturais), as de origem esofágica como nos refluxos e mais raramente doenças cardíacas congênitas como anomalias de coronárias ou cardiomiopatia hipertrófica. A abordagem da criança com dor no peito é completamente diferente da abordagem da dor no peito em adultos, pois as causas mais prováveis são bem diferentes. O ECG pode ajudar a descartar causas cardíacas possíveis, mas é apenas um exame complementar ao raciocínio médico.

    • Drª. Renata Mattos Silva
    Drª. Marylane Christian Feitosa Dantas
    Cardiologia
    Joinville / SC