Minha filha tem drenagem parcial das veias pulmonares. O que essa doença causa ? Minha filha tem um ano e nove meses.

  • Olá. As veias pulmonares (são 4 no total) normalmente drenam ao átrio esquerdo. Na drenagem anômala parcial, 1 ou mais destas veias, mas não todas, drenam ao átrio direito. A consequência disso é que parte do sangue oxigenado, voltando dos pulmões por estas veias, recircula novamente para os pulmões ao invés de ir para o corpo todo. Ao longo do tempo, isso pode causar uma sobrecarga no lado direito do coração e também nos pulmões. Essa condição é corrigida com cirurgia, mas não costuma ser urgente.

    Drª. Renata Mattos Silva
    Cardiologia Pediátrica
    Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
    Rio de Janeiro / RJ