Doutor Responde
Login

Cardiologia Pediátrica - Perguntas respondidas

Meu filho tem 4 anos e a pediatra dele disse que ele tem um leve sopro e me mandou procurar um cardiologista pediatrico, estamos desesperados, ele sempre foi saudável....
  • Um sopro cardíaco em criança nem sempre é sinal de doenças cardíacas. Seu filho precisa ser avaliado por um cardiologista pediátrico para descartar algumas cardiopatias, principalmente se o sopro vem junto com outros sintomas como unhas e lábios arroxeados, cansaço excessivo, falta de ar, etc. É muito provável que este sopro auscultado pelo pediatra seja simplesmente o som do movimento do sangue dentro do coração ou dos vasos sanguíneos.

    21
     Equipe médica Centralx
    Equipe médica Centralx
Olá, boa noite, meu filho nasceu com uma civ e cia!!!! Hoje ele tem 50 dias de vida. É necessário fazer cirurgia e com quanto tempo?
  • Preciso ver os exames, depende muito do tamanho do CIV / CIA. Não é possível dizer se vai ser necessário operar sem antes ver os exames, em alguns casos é tão pequeno que só precisa de acompanhamento, às vezes pode ser que não tenha necessidade de operar.

    14
    Dr. Moise Dalva
    Dr. Moise Dalva
    Cardiologia Pediátrica
    Cirurgia Cardiovascular
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Meu filho de 3 meses fez um ecocardiograma, pois foram constatadas extrassístoles no eco fetal! Com o seguinte laudo: Todas as válvulas normais, porém com insuficiência tricúspide leve e presença de extrassístoles esporádicas. Pode ser algo grave?
  • Olá. Insuficiência tricúspide leve não é nenhum problema, é um achado comum em muitas crianças. E extrassístoles esporádicas também são achados frequentes e sem nenhum significado clínico.

    3
    • Drª. Heloisa Cristina Gois Santos Neves
    1
    Drª. Renata Mattos Silva
    Drª. Renata Mattos Silva
    Cardiologia Pediátrica
    Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
    Rio de Janeiro / RJ
    Solicitar agenda
Boa noite. Meu filho tem 9 anos e nasceu com CIA do tipo ostium secundum medindo 8mm com shunt esquerda-direita (sem repercussão hemodinâmica), assintomática. Gostaria de saber se nesse caso é melhor fazer a cirurgia enquanto criança ou aguardar.
  • Vai depender da repercussão hemodinâmica. Enquanto não tiver, pode aguardar. Caso comece a apresentar alguma repercussão, é aconselhável operar. O acompanhamento periódico, com ecocardiogramas, vai definir a melhor hora para realização do procedimento cirúrgico.

    1
    • Drª. Renata Mattos Silva
    1
    Dr. Jose Coutinho do Rego Neto
    Dr. Jose Coutinho do Rego Neto
    Cardiologia
    Ecocardiografia
    Recife / PE
    Solicitar agenda
  • CIA de 8 mm dificilmente vai chegar a causar repercussão na infância. Porém, pode causar a longo prazo, ou seja, depois dos 30-40 anos de idade. E não precisa ser operado, pode ser tratado por cateterismo.

    1
    Drª. Renata Mattos Silva
    Drª. Renata Mattos Silva
    Cardiologia Pediátrica
    Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
    Rio de Janeiro / RJ
    Solicitar agenda
Meu primeiro filho faleceu com problemas cardíacos, não sabia que tinha. Agora tenho uma filha. Devo levar a um cardiologista?
  • Bom dia!

    Quando um filho é cardiopata, os irmãos têm maior risco para apresentar problemas no coração também.

    Você chegou a fazer ecocardiograma fetal?

    O pediatra da sua filha deve fazer uma avaliação bem detalhada quanto ao coração e se ele achar pertinente deve solicitar a avaliação do cardiopediatra.

    É sempre um peso muito grande a perda de um filho. Muita força no seu caminho!

    2
    Dr. Lucas Ribeiro Silva Otaviano
    Dr. Lucas Ribeiro Silva Otaviano
    Cardiologia Pediátrica
    Ecocardiografia Pediátrica
    Uberlândia / MG
    Solicitar agenda
  • Se a sua filha não tem nenhum sintoma, precisa de uma avaliação com o pediatra e caso necessário ele irá indicar a avaliação.

    1
    Dr. Janilson Barros de Sa
    Dr. Janilson Barros de Sa
    Pediatria
    Ouricuri / PE
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.