Tomo remédio para pressão arterial há mais de 30 anos... sempre fui uma pessoa ansiosa e preocupada com filhos. Devido a esse histórico, há cerca de um mês comecei a ter avaliada pelo médico extrassístoles benignas. É grave?

  • Extrassistolia é um aspecto do ritmo cardíaco muito comum na população em geral. Em monitoramentos contínuos do eletrocardiograma (exame chamado Holter de 24 horas), 99% da população apresenta esse tipo de arritmia. Pode acontecer em pessoas com ou sem doença cardíaca significativa e a prevalência aumenta com a idade. Ou seja, a presença de extrassístoles, isoladamente, não quer dizer nada. O importante é que sua pressão arterial sempre esteja muito bem controlada e, se seu médico disse tratar-se de algo benigno, não deve ser causa de preocupação. Continue seu acompanhamento médico e siga sempre as orientações dadas.

    Dr. Carlos Eduardo Marcello
    Cardiologia
    Clínica Médica