A minha está neta está com cabelos acumulados no estômago. É caso de cirurgia? E a quem devo procurar?

  • O primeiro passo é procurar um pediatra para avaliação. Em alguns casos, não é preciso fazer nada, outros podem ser resolvidos apenas com endoscopia. Porém, em casos mais graves a cirurgia pode ser necessária.

    Muitas vezes essas crianças precisam de um tratamento multidisciplinar - precisamos não apenas tratar o problema em si, mas cuidar para que não ocorra novamente. É comum que as crianças repitam o hábito de engolir os cabelos e necessitem ser abordadas mais de um vez. Por isso, é preciso ficar muito atenta para tratar o problema em si e evitar a que se repita!

    Drª. Catharina Somerlate Franco Tomich
    Cirurgia Pediátrica
    Uberlândia / MG