Meu filho tem 1 ano e 3 meses e descobrimos essa semana através de uma ultra que os testículos dele às vezes sobem às vezes descem, está com 2 hérnias, uma em cada lado, e tem excesso de pelo no pênis. Ele já está fazendo os exames pré-operatórios.

  • Os testículos podem fazer esse movimento de subir e descer da bolsa e isso é natural. É importante que o cirurgião pediátrico avalie a criança no consultório para determinar se esses testículos chegam à bolsa e ali permanecem! Só depois dessa avaliação conseguimos dizer se seu filho vai precisar da cirurgia para fixar o testículo, ok?

    Agora, hérnia inguinal (na virilha) em crianças sempre precisam ser operadas. Diagnosticou = cirurgia!

    Já sobre a fimose (excesso de pele) - muitas vezes não tem indicação de cirurgia (especialmente nesta idade). A pele serve como proteção para o pênis em crianças pequenas, que usam fraldas (o xixi e o cocô podem causar lesões na false. A cabecinha do pênis!).

    Procure um cirurgião pediátrico na sua região para que seja orientada caso a caso. Lembre, para cirurgias em crianças, procure sempre um especialista (cirurgião pediátrico).

    Drª. Catharina Somerlate Franco Tomich
    Cirurgia Pediátrica
    Uberlândia / MG