Boa tarde. Estou com uma bolha subpleural no pulmão direito. Há algum procedimento para retirar?

  • Usualmente essas bolhas se forem pequenas não causam sintomas. O simples fato de se ter uma bolha não significa que haja necessidade de cirurgia. Tudo depende do tamanho e de uma possível alteração (diminuição) da função pulmonar que pode ser causada pela bolha, se ela se expandir. Esse tipo de lesão pode, em um número pequeno de casos, causar pneumotórax se a bolha se romper e, aí sim, seria necessária uma intervenção. Procure um pneumologista para acompanhar a evolução do tamanho da bolha.

    Dr. Rui Haddad
    Cirurgia Torácica
    Rio de Janeiro / RJ