Procedimento cirúrgico de risco alto para hérnia traumática de diafragma em idoso 73 anos, condição física normal, porém com atelectasia baixa, idem dispneia, leve bradicardia sem indicação de correção ou tratamento. O que fazer?

  • Desculpe, sua pergunta ficou um pouco confusa, mas acredito que sua dúvida é sobre alternativas ao tratamento de hérnia diafragmática quando o risco cirúrgico é elevado. Infelizmente, a cirurgia é a única forma de corrigir a hérnia, não é possível determinar quais pacientes terão complicações da hérnia e quais não terão e também não há o que possa ser feito para evitar essas complicações. O recomendado é atentar a sinais de emergência, dores fortes no tórax e abdome, enjoos e vômitos que não melhoram, impossibilidade de evacuar por vários dias seguidos e piora importante da falta de ar. Nesses casos, deve-se buscar o pronto-atendimento o quanto antes para confirmar se a hérnia estrangulou (ou "estourou" como muitos conhecem) e precisa de cirurgia de emergência.

    Dr. Rodrigo Bettega de Araújo
    Cirurgia Torácica
    Blumenau / SC