Meu pai tem diabetes e passou mal, está com câimbra no braço. Pode ser o quê?

  • Ele toma diurético, pode ser falta de Potássio.

    Dr. José Umbelino de Morais
    Clínica Médica
    Endocrinologia E Metabologia
    Uberlândia / MG
  • O sintoma deve ser avaliado por um bom clínico geral ou endocrinologista. As câimbras podem ocorrer por uso de metformina, remédio muito usado no diabetes tipo 2, que expolia vitamina B12 do organismo e leva a cãibras e parestesias. De qualquer forma, deve-se fazer uma propedêutica, que inclui avaliação de eletrólitos, sobretudo o potássio no sangue que, quando está baixo, predispõe cãibras. Não esquecer de avaliar os órgãos alvo, pois podem ser afetados no diabetes, sobretudo o aparelho cardiovascular!

    Dr. Marcelo de Oliveira Mundim
    Psiquiatria
    Homeopatia
    Belo Horizonte / MG