Boa tarde, estou gestante de 28 semanas e saiu um caroço há mais ou menos 8 dias, meu GO receitou proctyl e vecasten mais comprido de paracetamol pra dor. Até agora não vi resultado e nem melhora da dor, que é muita, o que devo fazer?

  • Boa noite, o tratamento inicial é este mesmo, e também correção do hábito intestinal, isto é caso de intestino preso, tem que aumentar consumo de fibras + líquidos e eventualmente acrescentar laxantes leves. Caso diarreia, é o oposto. Outras recomendações: banho de assento com água morna, não utilizar papel higiênico , não ficar muito tempo sentado no vaso sanitário, não forçar região anal.
    A dificuldade, no seu caso, é o risco do uso de medicamentos mais fortes, por exemplo anti-inflamatórios, que podem acarretar problemas na formação do feto. Uma opção é acrescentar dipirona, mantendo o uso do paracetamol, ela não é isenta de riscos, mas tem risco baixo. O ideal é reavaliar com seu obstetra. Evita-se ao máximo cirurgia nesta fase.

    Dr. Ivan Sandoval de Vasconcellos
    Cirurgia Bariátrica
    Cirurgia do Aparelho Digestivo
    São Paulo / SP
  • Se for um pequeno hematoma anal, pode lancetar sob anestesia local.

    Dr. Marcos Cirillo Lourenco
    Cirurgia Gastroenterológica
    Gastroenterologia