Olá, boa tarde. O meu filho tem 3 anos, ele vem sofrendo quase um ano com ressecamento. Já demos muitos remédios e não resolve, ele segura às fezes muito. Depois ele passa muito apuro, aí quando ele está assim tem que colocar supositório minilax.

  • A constipação pode ser funcional ou secundária a alguma doença de base. A constipação funcional é a causa mais comum, está relacionada a uma dieta pobre em fibras e água e muitas vezes a uma postura retentiva (criança tem vontade de evacuar mas evita pelo medo de sentir dor). A constipação pode ser secundária a alguma doença (por exemplo: hipotireoidismo, malformação anorretal, alergia alimentar, doença celíaca, anormalidades da medula espinhal, etc). É fundamental o acompanhamento com especialista para o diagnóstico e tratamento adequados pois, além do sofrimento da criança, o atraso no tratamento pode causar sequelas no intestino como megacólon.

    Drª. Mariana Di Paula Rodrigues
    Gastroenterologia Pediátrica
    Goiânia / GO