Olá, tenho um bebe de 1 mês e 4 dias, ele mama no peito e fórmula, tem muita dificuldade em fazer coco, fica super incomodado, faz muita força a ponto de ficar roxo e chorar. Já troquei três vezes a fórmula, mas não melhora. O que devo fazer?

  • Pode ser um quadro de disquesia, comum nesta idade, e geralmente ocorre porque o bebê faz o esforço abdominal para evacuar porém não relaxa o assoalho pélvico (consequentemente não relaxa a musculatura da região anal). Após uns 10 a 20 minutos de esforço intenso, a criança evacua fezes pastosas e se acalma. É um distúrbio funcional que resolve espontaneamente até os 9 meses. É fundamental a avaliação do especialista para afastar qualquer anormalidade na região perianal ou doença orgânica.

    Drª. Mariana Di Paula Rodrigues
    Gastroenterologia Pediátrica
    Goiânia / GO