Meu pai teve câncer de pulmão que possivelmente se deu inicialmente ao machucar um pequeno caroço que tinha na mama. Qual a possibilidade de ser algo genético/hereditário e herdarmos este risco?

  • Olá, para definir o risco de ser algo hereditário é importante realizar consulta e aconselhamento com um médico geneticista, que avaliará questões como a história familiar (através da construção de um heredograma), hábitos de vida e saúde (como, por exemplo, tabagismo), idade de apresentação do câncer e história de outros tipos de tumores, para só então, com estas informações, avaliar o risco de tratar-se de causas genéticas.

    Drª. Bibiana Mello de Oliveira
    Genética Médica
    Porto Alegre / RS
  • Será necessário uma avaliação do caso para responder a estas questões.

    Drª. Helena Maria Guimarães Pimentel Santos
    Genética Médica
    Salvador / BA